Skip navigation
Home Notícias
Sonepar 50 anos fazendo história

Sonepar: 50 anos fazendo história

28.05.2019

O espírito empreendedor e conquistador do Grupo Sonepar tem sido uma constante ao longo dos 50 anos da sua história.


As origens da empresa remetem-se a 1867, quando o negócio de tecelagem da família Coisne e Lambert foi criado no norte da França. No século seguinte, a diversificação e o desenvolvimento da empresa tiveram início: em 1960, acionistas da família criaram a Société de Négocie et de Participation ou, em português, Sociedade de Negócios e Participações – uma nova empresa que se dedicaria a gerir a atividade do Grupo fora do segmento têxtil, seu principal negócio até então.

O primeiro investimento na distribuição de material elétrico ocorreu em 1969, com a aquisição da le Comptoir d’Electricité Franco-Belge, líder na região de Ile-de-France. Henri Coisne percebeu o potencial desse setor e a Sonepar começou a crescer e a se desenvolver rapidamente em toda a França, por meio de aquisições regionais.    

A empresa sempre valorizou a flexibilidade e a adaptabilidade. Graças a isso, à medida que foi amadurecendo e se destacando no mercado francês e, depois, no europeu e no mundial, a Sonepar continuou a promover uma estratégia global que trabalha em conjunto com suas subsidiárias descentralizadas, oferecendo-lhes autonomia local. E esse espírito de “fertilização cruzada” tem sido fundamental para o sucesso da empresa: a capacidade de aprendizado global a partir do local. 

A confiança que a Sonepar sempre colocou em seus colaboradores, em suas habilidades e conhecimentos, é outro pilar do sucesso. O Grupo atua com respeito cultural, demonstrando compreensão pela variação em suas diferentes empresas e mantendo um diálogo aberto. É ao mesmo tempo um Grupo internacional e uma empresa familiar, ainda com sede em Paris, mas com empresas em todo o mundo.

Da França para o mundo

Em 1977, a Sonepar possuía 57 pontos de venda e 50.000 clientes na França. Olhando para além das fronteiras, em 1982 a empresa se expandiu pela Europa com a aquisição da Otra, líder de mercado na Holanda e na Alemanha. Esse era o início da internacionalização da Sonepar.

Quinze anos após sua entrada no mercado de distribuição elétrica, em 1984 a Sonepar alcançou a cobertura em 100% da França continental. Em 1991, já sendo o número um na França, o Grupo adquiriu a Lumen, no Canadá, uma primeira investida no mercado norte-americano. Com a aquisição da NorthEast Electrical Distributors, em 1998, a Sonepar se estabeleceu nos Estados Unidos. Nesse mesmo ano, Marie-Christine Coisne-Roquette, filha do fundador, assumiu a presidência do Grupo.

Novas fronteiras foram abertas pela Sonepar no ano 2000. A empresa expandiu-se para o mercado asiático ao fazer a aquisição da Supermoon, em Hong Kong, bem como na América Central e no México. Em 2002, por meio da expansão para o Brasil, através da Emel, o Grupo entrou em outro mercado significativo, o da América do Sul.

Já em 2008, a Sonepar se uniu à Rexel para adquirir a Hagemeyer, a número 3 em distribuição de materiais elétricos. A oferta de produtos e a gama de serviços e soluções da empresa se expandiram, criando novas oportunidades e consolidando a presença da Sonepar em 35 países. 10 anos depois, o crescimento era constante e a Sonepar fortaleceu sua presença em todos os continentes: da Grã-Bretanha à Índia, via Colômbia e Peru, Tailândia, Nova Zelândia e mais. Os Estados Unidos se tornaram o maior mercado do Grupo graças a uma série de novas aquisições, como a da Codale, QED e Eck Supply.

Agora, em 2019, a Sonepar se destaca como um dos principais atores do seu setor. A empresa comemora seus 50 anos com foco no futuro, uma compreensão sobre os caminhos que os mercados irão seguir e como a empresa irá se adaptar a eles.

A Sonepar segue sua trajetória, sempre recorrendo à experiência coletiva de seus acionistas familiares, com habilidade para combinar o crescimento interno e o externo e aproveitar as oportunidades que surgem. Suas linhas de produtos e de soluções são constantemente aprimoradas, de modo a oferecer o mais alto valor agregado, enquanto impulsiona a inovação tecnológica para atender novos mercados, incluindo prédios inteligentes, soluções de iluminação conectadas e inteligentes, além da energia renovável.

Conteúdo Relacionado