Devido à atual situação do COVID-19, dois colaboradores da Sonepar Brasil estavam de férias e decidiram combinar o tempo livre e o hobby, produzindo escudos faciais em suas impressoras 3D para doar aos profissionais da saúde.
Fabrício Apolinário, consultor técnico Siemens para Automação e Drives da Nortel, juntou-se a um coletivo na cidade de Belo Horizonte (MG), que conecta entusiastas de impressoras 3D e fornece a matéria-prima para a fabricação as máscaras de proteção. Através dessa rede de suporte, ele já doou mais de 100 máscaras e o grupo tem uma demanda de aproximadamente 18.000 peças. “Existem mais de 70 impressoras comprometidas com essa iniciativa na cidade e também somos responsáveis pela logística, entregando os itens produzidos aos profissionais de saúde da região, priorizando as áreas que mais precisam, como as UTIs”, diz ele.
Apolinário explicou que cada máscara leva aproximadamente 3 horas para ser produzida em sua impressora, limitando sua produção ao máximo de 5 unidades por dia. “É incrível fazer parte dessa iniciativa. Não posso salvar o mundo inteiro, mas estou contribuindo da melhor maneira possível ”, comemora.
Thiago Simão, especialista de Automação e Drives da Dimensional, começou a imprimir as mesmas máscaras há cerca de um mês, depois que alguns de seus amigos que trabalham no setor de saúde comentaram o quão difícil era encontrar EPIs disponíveis no mercado para ajudar pacientes com COVID-19. Como hobby, comprou uma impressora 3D e a matéria-prima necessária para produzir os itens e já doou mais de 30 máscaras de segurança para as Unidades Básicas de Saúde e serviços de emergência em Mogi Mirim e Mogi Guaçu, ambas cidades próximas a São Paulo (SP). “Estou muito feliz por contribuir com os profissionais de saúde através da tecnologia. Vi a importância das máscaras para quem lida com os pacientes diariamente e é um prazer poder colaborar de alguma forma”, comentou.