CEO da Sonepar, Phillipe Delpech, reflete sobre os três anos à frente da empresa e como os eventos recentes nos forçam a reexaminar como abordaremos o futuro.
No dia 4 de setembro de 2020 foi o meu terceiro aniversário como CEO da Sonepar. Mesmo depois de todo esse tempo, as pessoas ainda me perguntam o que eu penso da companhia, se ter começado a jornada na Sonepar foi uma decisão difícil para mim e, claro, qual é a minha estratégia para o grupo.
Sem sombra de dúvidas, a mudança para a Sonepar foi audaciosa, visto que eu passei 30 anos na ABB e UTC (dois conglomerados globais, industriais, destaques na engenharia e manufatura). Enquanto trabalhava para essas empresas, morei no Japão, China, Europa e Estados Unidos, então, me realocar para um grupo familiar de distribuição elétrica B2B com sede em Paris seria uma grande mudança. No entanto, seria uma mudança boa.
Posso dizer com certeza que depois de três anos eu definitivamente fiz a escolha certa, é realmente muito especial liderar um grupo como a Sonepar. Olhando para trás, a decisão estava totalmente alinhada com o modelo de liderança da empresa: adaptar, ousar e aprender.
É importante mencionar que se a Sonepar fosse uma empresa listada, estaria entre as superiores da Fortune 500. Com receitas de € 24 bilhões em 2019, a Sonepar pode ser comparada em termos de receita à Adidas, Starbucks, SAP ou Tesla.
Princípios certos
A verdade é que tenho um estilo de gestão muito pragmático e dou grande importância ao planejamento, à organização, ao desempenho e ao engajamento dos funcionários. Esses valores estão perfeitamente alinhados à cultura corporativa da Sonepar e seus acionistas.
A Sonepar tem anos e anos de força e disciplina financeiras, alguns dos funcionários mais apaixonados do mundo dos negócios – quem nós chamamos de “associados” um modelo de negócios único que combina execução local com elevação global.
Com tudo isso, combinando um potencial de crescimento quase ilimitado a um desafio estimulante de liderar a transformação digital do grupo, criamos bases sólidas que me motivam a cada dia e me convencem de que o “céu é o limite” para o desenvolvimento do grupo.
Nossa gente é nosso futuro
Minha missão desde o primeiro dia foi conceber e implementar uma estratégia de longo prazo, que permitiria à Sonepar continuar crescendo com ainda mais velocidade do que antes.
Nossos clientes não compram apenas lâmpadas ou fios de nós, eles compram consultoria técnica, suporte de instalação, experiência em logística, interfaces digitais, excelência no atendimento ao cliente. Os clientes confiam em nós todos os dias para sermos proativos e satisfazer seus usuários finais. Não é apenas um relacionamento de longo prazo, é um relacionamento que dura a vida inteira. Nós os apoiamos e eles nos apoiam. Tenho visto como a mentalidade padrão da Sonepar deve exceder as expectativas de nossos clientes. Facilitamos a vida dos clientes.
Durante a crise da COVID-19, nossas 3 mil empresas permaneceram abertas, mesmo nos piores momentos da pandemia, para atender nossos clientes que trabalham em setores de risco (hospitais, data centers, produção de energia, etc.). O envolvimento dos associados da Sonepar foi excepcional.
A força da Sonepar está no modelo de distribuição omnichannel, atendendo a mais de um milhão de clientes. A oportunidade da Sonepar é digitalizar processos empresariais e atender nossos clientes com o mais alto padrão de serviço e produtividade.
Levei apenas algumas semanas no Grupo para ver que qualquer estratégia futura terá que alavancar o engajamento de nossos 48 mil funcionários nos 48 países que servimos. Eles são o DNA da Sonepar.
Nossa fórmula para o sucesso
Acredito que a forma como tratamos nossos clientes é um reflexo da forma como tratamos nossos colaboradores. Nós nos dedicamos para garantir que nossos associados se sintam realizados, recebam treinamento regular e tenham confiança em trabalhar em um ambiente tão abrangente. Por isso, graças aos nossos funcionários e à paixão pelo seu trabalho, os clientes sentem-se à vontade e são leais à nossa empresa.
Nossa fórmula para o sucesso é implantar uma combinação de desempenho e cuidado. Muitas empresas dizem que se preocupam com seus funcionários, mas quando estão sob pressão de curto prazo, os enxergam como um custo variável. A Sonepar tem uma visão de sucesso de longo prazo. Não tomamos decisões frenéticas ou correções apressadas só porque estamos perto do fim do trimestre. Construímos nosso desempenho financeiro na estratégia de longo prazo e no envolvimento dos colaboradores.
A estratégia inteligente é compartilhada
Uma de minhas filosofias de gestão é que não há sentido ter uma estratégia se apenas algumas pessoas na empresa a conhecem. É por isso que tento comunicar de forma clara e ampla sobre nossas prioridades, nossos planos e nossos objetivos. Peço a todos os nossos colaboradores que também adotem essa atitude. Vamos praticar “desempenho e cuidado” uns com os outros, com nossos clientes, em todos os países, em todos os níveis.
Essa filosofia é ainda mais importante hoje porque vivemos em um mundo turbulento. Até recentemente, a estratégia das empresas costumava ser construída em anos de dados analíticos anteriores. A COVID-19 mudou a maneira como olhamos o mundo e interrompeu nossas estratégias. Essa ruptura está em toda parte, especialmente na maneira como o digital está transformando nossos negócios. Agora é vital dedicar mais tempo à comunicação da estratégia de negócios, o que pode demorar mais devido ao clima atual.
Desde o meu primeiro dia de trabalho vi que a Sonepar não era uma empresa comum. Somos diferentes e isso é o que nos torna excelentes, tenho orgulho de me sentir envolvido pela força da diferença da Sonepar.