As pessoas são essenciais para o sucesso digital

 

A Sonepar Brasil vem se consolidando digitalmente há alguns anos e, em 2020, acelerou projetos e processos, visando proporcionar uma experiência de compra cada vez mais positiva aos clientes, com níveis de serviços melhores e contribuindo diretamente para o aumento da eficiência operacional em diferentes segmentos.

Oferecer ferramentas que facilitem os processos dos clientes e estar à frente do mercado são os dois temas que movem as empresas para se manterem atualizadas e atentas às evoluções tecnológicas. Para a Sonepar, a transformação digital vai além e significa criar o futuro.

Segundo Paulo Teles, diretor de TI e Digital do Grupo, o ponto chave para essa transformação são as pessoas. “O sucesso de um projeto está na combinação de: pessoas, bons processos e sistemas. Por trás de todo sistema estão as pessoas que o operam e bons processos demandam uma equipe dedicada. Tudo o que fazemos está ligado às pessoas”, conta.

Em processos internos, antes mesmo de pensar em resultados, existiu uma real preocupação com a adaptação das equipes e, através de treinamentos e suporte para mantê-las atualizadas, a contribuição das ferramentas tem sido positiva, uma vez que os times as entendem como aliadas de seus processos. O resultado reflete nas vendas, que crescem gradativamente nesse canal desde 2017: “Este canal já representa 24% de nossas vendas e nossa expectativa é que alcance 40% até 2023”, relata.

Isso demonstra uma transição e mudança sólida, com mais ferramentas e adaptações, preparando o mercado para a dinâmica digital e provando que os canais presenciais ficam mais potentes quando somados às soluções on-line. Dentro disso, o Projeto Conecta, que visa maior aprimoramento dos recursos para oferecer a melhor experiência digital aos clientes, ganhou forças em 2020 e foi um grande aliado para esse impulsionamento. “É nossa forma de disseminar o conhecimento digital para, assim, aumentar e converter as vendas nestes canais, e melhorar a jornada do cliente”, afirma Paulo.

A estrutura também precisou ser repensada, abrindo espaço para gerentes e equipes voltadas ao digital, para garantir um olhar dedicado às rotinas e possíveis evoluções das ferramentas.

Como consequência, além dos resultados, há a entrega de valor agregado, como conta Diego Rodrigues, gerente de digital da Dimensional: “Temos um e-commerce B2B, no qual convertemos clientes do televendas e e-mail para o canal digital. As compras efetuadas por lá diminuem riscos de erro e otimizam o processo de orçamento de nossas equipes”. Diego conta que as soluções digitais da empresa são atrativas para o mercado: “Os resultados dos nossos clientes têm melhorado e eles querem saber cada vez mais sobre o digital e a indústria 4.0. Oferecemos, por exemplo, uma forma de ver a vida útil de seus equipamentos com nossas soluções e recebemos retornos encorajadores mostrando que estamos no caminho certo.”, exemplifica.

Bruno Cortez, gerente de digital da Nortel, conta que também percebe uma mudança positiva e com resultados evolutivos: “Somos um agente de transformação digital para nossos clientes. Entendemos que há oportunidade de apresentar mais inovações a eles e, assim, fazemos. Quando eles conhecem as ferramentas e veem do que são capazes, ficam surpresos. Estamos falando de processos, segurança e produtividade”, comenta. “Além de ser um facilitador, a plataforma digital é um serviço que oferecemos como extensão dos serviços personalizados, de acordo com a necessidade de cada um”, conclui.

Para o futuro, a Sonepar está focada na expansão e no crescimento de seus canais digitais ao lado de seus parceiros. O foco é entregar as melhores soluções e fazer a diferença na vida de seus colaboradores, seus clientes e da comunidade a partir dessas ferramentas.

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