Especialistas do Grupo Sonepar ressaltam questões importantes sobre a certificação ISO 9001

 

Com empresas do Grupo certificadas pela Organização Internacional de Normatização com o ISO 9001 – Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ), a Sonepar busca sempre reforçar a importância do tema internamente, e esclarecer os requisitos de ações preventivas para garantir a certificação e padronização de serviços ou produtos.

Para obter o certificado ISO é necessário passar por várias etapas de implementação da gestão da qualidade, com objetivo de melhorar a gestão da empresa, que também pode ser aplicado junto a outras normas de funcionamento.

O modelo de abordagem por processos da ISO 9001 é ilustrado por meio da interação entre os seguintes tipos de processos: Responsabilidade da Gestão, Gestão de Recursos, Realização do Produto e Medição, Análise e Melhoria.

Segundo Robinson de Oliveira Bulek, analista da Qualidade SR da DW, o primeiro passo para a implementação do SGQ é a identificação dos processos, a sequência em que são desenvolvidos e a interação entre os mesmos. “O SGQ implementado de acordo com a abordagem por processos, preconizada pela ISO 9001, tem em consideração os clientes, bem como as atividades (processos) que a organização desenvolve para satisfazer seus requisitos. O foco no cliente é um dos princípios de Gestão da Qualidade a se considerar”, diz. 

Danilo Lobo, auditor da Qualidade da Dimensional Centelha explica que a área de Qualidade tem um papel de responsabilidade fundamental nas empresas. “A qualidade tem como fundamento analisar os processos através de ferramentas qualitativas e quantitativas, buscando melhor performance com baixo custo”, comenta.

O escopo do Sistema de Gestão da Qualidade de uma organização visa aumentar a satisfação do cliente por meio da aplicação eficaz do sistema, incluindo processos para melhoria e garantia da conformidade com seus requisitos. Em casos de não cumprimento de um requisito do SGQ, de um contrato ou de outro requisito do cliente, há necessidade de empreender ações corretivas para eliminar as causas das não-conformidades e evitar a sua repetição e recorrência.

Marcos Roberto Valencio, responsável de Qualidade da Nortel, afirma que a ISO 9001 promove o atendimento dos requisitos organizacionais, da legislação, de seus clientes, fornecedores e outros interessados. “A melhoria contínua vem do aprendizado no processo. Os problemas detectados são tratados pela natureza das causas e abrangência dos efeitos. Além disso, executar planos de melhoria e propor soluções criativas melhoram um Sistema de Gestão de Qualidade”, comenta.

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