Soluções propostas pelos especialistas do Grupo seguem as tendências mundiais em tecnologia e propiciam eficiência energética, mais conforto e maior produtividade.

 

A Sonepar Brasil, líder na distribuição B2B de materiais elétricos e soluções relacionadas, também é referência em projetos luminotécnicos, principalmente no segmento industrial.

O Grupo conta com especialistas, chamados lightmen, altamente capacitados para realizar projetos luminotécnicos com as diversas tecnologias disponíveis no mercado, com o adequado dimensionamento dos pontos de luz nos mais diversos ambientes, garantindo adequação total às normas técnicas. As soluções podem ainda reduzir a frequência e os custos atrelados à manutenção e diminuir o consumo de energia elétrica em até 70%.

Segundo Alberto Vieira, especialista em iluminação da Eletronor, as indústrias optam por fazer uma modernização na iluminação do parque fabril para que, além da redução no consumo de energia, proporcionem o bem-estar dos colaboradores.

"Quando um projeto de iluminação é bem dimensionado, o ambiente fica adequado para as atividades exercidas. As pessoas se sentem confortáveis e seguras para trabalhar, e consequentemente aumentam a sua produtividade - estudo diretamente ligado à lucratividade da empresa”, comenta Vieira. 

De acordo com o lightman, a tendência atual é a conectividade da iluminação por meio da Internet das Coisas (IoT). “Uma luminária deixou de ser simplesmente geradora de luz. Ela agrega outros benefícios e atividades, como por exemplo, transmitir dados por sensor. Toda sua utilização é mapeada e gerenciada para adequação do perfil de uso no ambiente, sem desperdícios”, explica.

Os estudos luminotécnicos levam em consideração a quantidade de luz natural existente no ambiente, toda a planta do local (como a altura de instalação da luminária), a cor do piso e das paredes e principalmente a atividade exercida pela indústria. Todos os fatores interferem no projeto, que são sempre calculados e embasados em normas técnicas.

Entre os destaques do segmento de iluminação, estão a tecnologia LED – mais durável – e os sistemas de gerenciamento da iluminação. Com isso é possível administrar a temperatura de cor e a intensidade de luz conforme os diferentes períodos do dia. À medida que o sol se põe, as luminárias aumentam gradativamente a quantidade de luz no local para manter a intensidade sempre estável. Assim, as pessoas não sentem mudanças drásticas na iluminação e chegam ao final do expediente menos cansadas.

Projetos bem dimensionados são muito benéficos para gerar economia para empresa e também para o bem estar dos funcionários. “Nossa maior preocupação é fazer a venda consultiva com produtos de qualidade, que proporcionam segurança e confiabilidade para atender todas as expectativas dos nossos clientes“, finaliza Vieira.

Últimas notícias Exibir todas as notícias