Cumprir os requisitos legais e regulamentares é um desafio que atendemos em todos os 44 países onde operamos. Mas fazemos mais do que isso, porque a integridade é uma das principais preocupações do dia-a-dia para os associados do Grupo.

Uma cultura de integridade

Respeitar a lei e a ética nos negócios é um valor central na Sonepar.

Um Código de Conduta foi elaborado e deve ser seguido por todos os colaboradores do Grupo. Está disponível em uma variedade de mídias, incluindo sites e intranets locais e do Grupo.

Ele detalha os valores básicos e as responsabilidades na área de integridade da Sonepar e suas empresas.

Em termos concretos, o Grupo implementou ações e ferramentas para as várias entidades em todo o mundo, para que a integridade e a conformidade com as regras se tornem um foco diário no trabalho de nossos colaboradores.

 

Programa de Compliance

A Sonepar continuou a implantar um programa de conformidade mundial para lidar com a crescente complexidade das leis e regulamentações nos países em que opera e trabalhou para desenvolver uma cultura de ética comum a todas as suas empresas.

O programa de conformidade baseia-se, em particular, no mapeamento de risco de corrupção do Grupo.

Isso também inclui um Guia de Conformidade que abrange os procedimentos internos relacionados à concorrência, o combate à corrupção, os controles de exportação e a proteção de dados pessoais. O programa de conformidade proíbe formalmente a corrupção e o tráfico de influência de qualquer tipo:

  • Torna obrigatório contabilizar de forma precisa e justa todos os ativos e passivos e todas as transações comerciais.
  • Requer que os membros do Grupo cumpram as regras da livre concorrência.
  • Requer que os membros do Grupo cumpram todos os regulamentos aplicáveis de importação e exportação.

A Sonepar também publicou uma série de guias e procedimentos internos sobre temas como lei de concorrência, combate à corrupção, controles de exportação e proteção de dados pessoais.

Campanhas educacionais e informativas são realizadas em todo o Grupo para conscientizar os funcionários sobre questões de conformidade. Por meio de cursos dedicados de e-learning, as campanhas são voltadas sobretudo para os associados que entram em contato com clientes e fornecedores.

Um Procedimento de Denúncia, expandido no início de 2018 para cobrir todo o Grupo, dá a qualquer associado ou acionista os meios para denunciar quaisquer práticas que violem o Código de Conduta da Sonepar ou os regulamentos aplicáveis, e garante a confidencialidade das informações transmitidas pelo denunciante.

Procedimentos para avaliar parceiros de negócios com a ajuda de bancos de dados especializados são implantados em todo o Grupo para garantir sua integridade.

Por fim, o programa de Conformidade da Sonepar se baseia em controles internos e procedimentos contábeis que foram recentemente fortalecidos e incluídos no Manual de Controle Interno do Grupo.

Todo o processo de conformidade no Grupo é tratado por uma rede de Campeões de Conformidade (correspondentes locais claramente identificados) sob a liderança do Diretor Verificador de Conformidade (CCO).